WhatsApp Marketing: o que é?
Como já dissemos no começo deste artigo, podemos classificar o que é WhatsApp Marketing como o conjunto de estratégias que as empresas adotam para incrementar as vendas por meio do aplicativo.
Além de fazer mais negócios, o marketing por WhatsApp ajuda a melhorar o relacionamento com o público e a fortalecer a imagem da marca.
Mas é preciso tomar cuidado, já que a comunicação nessa plataforma não deve ser focada em propaganda, apenas. E, sim, em toda uma construção de relacionamento.
Quais os benefícios do WhatsApp Marketing?
Existem muitos benefícios em adotar esse modelo de comunicação para a sua empresa. Para começar, vale destacar a quantidade de usuários. A plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo!
Além disso, é fácil de usar, permite comunicação ágil e é bastante cômoda. Confira mais sobre esses benefícios abaixo.
O WhatsApp é uma das ferramentas mais fáceis de usar. Tanto para empresas quanto para o usuário comum, o app possui ferramentas simples e de uso bastante intuitivo.É possível enviar mensagens, áudios e até um mapa de localização em tempo real, sem medo de errar. E dá para aprender a usar todos esses recursos enquanto navega pelo app.
Usar o WhatsApp para marketing é uma das formas mais ágeis de atingir os clientes. O app permite enviar mensagens para várias pessoas de uma única vez, otimizando o tempo da empresa.Além disso, a maior parte dos brasileiros usa o WhatsApp todo dia e está sempre com o celular por perto. Por isso, é possível impactar o usuário com as mensagens de forma quase imediata.
A troca de mensagens é uma opção cômoda para quem não quer perder tempo com ligações ou encher a caixa de entrada dos clientes com um monte de e-mails.O usuário pode abrir a mensagem no momento em que for mais confortável. Já a empresa pode contar com a facilidade do recurso de duplo check azul – que confirma se a mensagem foi lida (de acordo com as configurações de cada conta).
WhatsApp Business: a ferramenta de mensagens para empresas
As empresas que querem investir em WhatsApp Marketing precisam conhecer o WhatsApp Business: a versão corporativa da ferramenta de mensagens.
Ela está disponível para download na loja de aplicativos de qualquer dispositivo móvel, e apresenta ferramentas para venda, suporte ao cliente e marketing digital.
Qual a diferença entre o WhatsApp Business e a versão comum do app?
Enquanto o WhatsApp comum é focado no usuário padrão, para troca de mensagens em geral, o WhatsApp Business é voltado para negócios.
As empresas que querem oferecer um canal a mais de suporte – além de contar com mais ferramentas de vendas e comunicação – devem instalar a versão business do WhatsApp.
Com o WhatsApp Business é possível criar o perfil da empresa no aplicativo, com dados como:
Além disso, os diversos serviços oferecidos por essa versão do aplicativo, vão facilitar na hora de pensar o marketing. Entre eles, as etiquetas, a segmentação de contatos e as listas de transmissão. Isso sem falar na possibilidade de enviar mensagens automáticas.
Marketing no Whatsapp: como fazer?
Quer fazer WhatsApp Marketing mas não sabe por onde começar? É importante definir alguns passos essenciais, como a definição de estratégia, linguagem e, claro, quais ferramentas usar.
Passo 1: definição de estratégias
Em primeiro lugar, defina qual público você deseja atingir e quais são os objetivos com o marketing no WhatsApp. Você quer vender mais? Fortalecer a marca? Extrair dados de comportamento do seu consumidor?
Lembre-se que é preciso saber onde se quer chegar para definir o caminho a ser seguido.
Passo 2: instale o WhatsApp Business e configure o perfil da empresa
Já dissemos que, para a estratégia dar certo, é preciso instalar a versão corporativa do app. Por isso, procure por WhatsApp Business na loja de aplicativos e faça a instalação.
Em seguida, configure o perfil da empresa, com nome, horário de funcionamento, site e outras informações.
Passo 3: crie um calendário de envios
Defina um calendário de envios de mensagens. Não dá para ser invasivo, mas também não é bom “sumir”.
Além disso, pense se as mensagens serão apenas de texto, com foto, vídeos, áudios, arquivos e outros formatos que definam produção prévia.
Passo 4: atraia leads
Para ter uma boa comunicação por WhatsApp, é preciso atrair os contatos. O cliente deve enviar mensagem para a sua empresa primeiro, e não o contrário.
Use mensagens atrativas e promoções para clientes antigos que já compraram com a empresa, mas não realizam compras há um tempo.
Ao mesmo tempo, para leads que quase finalizaram uma compra mas no fim, não concluíram, ofereça alguma promoção, ou envie alguma mensagem que consiga fisgá-lo para a compra.
Passo 5: faça uso das listas de transmissão
As listas de transmissão facilitam o trabalho na hora de enviar mensagens em massa. Ganhe tempo e escalabilidade no atendimento.
Passo 6: configure mensagens automáticas para WhatsApp Marketing
As mensagens automáticas também agilizam e facilitam o atendimento. Dá para responder uma série de contatos sem a necessidade de intervenção humana.
É possível configurar mensagens de saudação, respostas automáticas com base em palavras-chave e muito mais. E com o uso de ferramentas profissionais dá para usar essa opção de forma ainda mais completa.
Use o catálogo do WhatsApp para divulgar produtos e serviços
A divulgação de produtos e serviços é um dos pontos chaves do Marketing Digital. E é possível fazer isso no WhatsApp com a ferramenta de catálogo.
Para criar um catálogo no WhatsApp Business, basta ir em “mais opções” no aplicativo e clicar em “configurações”. Depois, clique em “configurações da empresa” e vá em “catálogo”.
Dessa forma, o cliente poderá decidir quando acessar e visualizar os seus produtos.
Envie conteúdo relevante para o público
Além das abordagens mais diretas para venda, é possível usar o WhatsApp para informar e educar o público.
Faça uso do aplicativo para enviar curiosidades, dicas e notícias que sejam relevantes tanto para o cliente quanto para a marca.
Dessa forma, a abordagem se torna mais amigável e o público se sente motivado a abrir a conversa para saber o que tem de novo.
Vale lembrar sempre: o envio dessas mensagens também deve ser feito em um periodicidade adequada, evitando a prática de spam.
Humanize a sua marca
Para passar confiança ao seu cliente e criar um vínculo afetivo, é preciso falar a linguagem do cliente. Com o uso de pesquisas de persona ou ferramentas de análise de comportamento, é possível identificar as preferências do consumidor e saber o quê, quando e como falar.
Além disso, vale ressaltar a importância de tornar a marca mais humana. Isso pode acontecer por meio de personagens – como muitas marcas têm feito –, e também pela forma de conversar com as pessoas.
Personalize o atendimento. Chame o cliente pelo primeiro nome. Entenda suas preferências. Todo mundo quer se sentir único e especial. E as marcas que conseguem fazer isso, ficam à frente dos concorrentes.
Marketing WhatsApp e arquivos grandes: tenha cuidado!
Exceto em situações muito específicas, evite o envio de arquivos muito grandes, sejam eles de vídeo, áudio ou outros formatos.
Quando estão fora de casa, as pessoas se conectam ao WhatsApp com os dados móveis. Ou seja, têm conexão limitada.
Gastar esses dados para baixar um conteúdo que, no fim, nem é tão importante assim, pode acabar criando uma relação negativa dos contatos com a empresa. Isso, sem falar que há o risco da mensagem simplesmente ser ignorada e a empresa não atingir o objetivo.
Não é não!
Só converse com leads interessados. Se um contato pedir para não receber mais mensagens, etiqueta o número como não interessado ou outra classificação alinhada às estratégias do negócio.
Invista seu tempo e ferramentas de WhatsApp Marketing com contatos que realmente possam resultar em bons negócios.
Use ferramentas gratuitas para criar imagens de divulgação
Para dar um “up” no material visual enviado aos contatos, é bom investir em artes modernas e criativas. Porém, nem sempre é possível contar com um profissional dedicado a isso.
Uma alternativa são as plataformas online que permitem a criação de peças com passos simples, como é o caso do Canva.
Ele possui uma versão gratuita, que possibilita criar imagens para WhatsApp e redes sociais e profissionalizar ainda mais o atendimento por mensagem.